A impressão em série é um processo bastante útil, pois podemos de uma só vez fazer todas as cartas para quem queremos mandar poupando o tempo de estar a fazer uma carta de cada vez!
Documentos necessários:
- Lista de contactos para quem vão ser envidas as cartas com toda a informação necessária de cada pessoa.
Uma carta modelo, ou seja, essa carta vai ser envida para todos as pessoas.
Procedimentos...
Abrir um novo documento (Writer) e clicar no menu Inserir ->Campos ->Outros, selecionar Base de Dados, botão Procurar e selecionamos a lista de contactos
Passo seguinte, abrir carta modelo, Menu Inserir ->Campos ->Outros
Clicar na seta para expandir e todos os campos são apresentados, agora é só clicar em cima de cada campo e clicar em Inserir, ele vai ser inserido no lugar onde tiver o cursor.
O resultado final deve ficar assim...
Passo seguinte, Menu Ferramentas ->Assistente de impressão em série, clicar em Edite documento e em seguida em Editar documento e o aspeto será este, nele aparecem os dados da lista de contactos, para ver o resto dos dados basta clicar na seta para ver o destinatário seguinte
Para concluir, clicar no passo 8 e selecionar Guardar documento intercalado
A opção escolhida foi Guardar como documento único isto porque ele guarda todas as cartas geradas num único documento.
A opção Guarda como documentos individuais gera documentos separados, cria um documento por cada nome.
A opção de 1 para 10 (neste exemplo) possibilita escolher quais as cartas que queremos imprimir, por exemplo só a primeira carta, a opção ficava DE 1 Para 1.
Sem comentários:
Enviar um comentário