sábado, 8 de setembro de 2012

Índices automáticos


Criar índices automáticos no (Writer)


Quando usamos um processador de texto para elaborar um trabalho, esse deve ter um Índice para que, quem for ler depois não ande a procurar pelo trabalho todo a informação que quer. Através do índice consegue-se perceber em que pagina está o que se procura, bem como todo o conteúdo que o trabalho têm.

Para a elaboração do Índice o processo é bastante simples...

Neste caso e para melhor perceber, no documento usado não existe “texto” algum, apenas os títulos que servem de exemplo para o índice...



Na imagem aparece, (Título Página 1) e (Subtítulo), (Título Página 1), deve ser seleccionado e depois clicar em Título 1, tal como aparece na imagem.
O (Subtítulo), seleccionar e clicar em Título 2...

O que é que isto faz?
O que está na imagem a seguir....



Sendo o titulo 1 o principal e o título 2 um título dentro do 1(Subtítulo), caso houve-se um terceiro estaria a seguir ao Subtítulo.

Após ter todos os Títulos seleccionados da forma pretendida, o passo seguinte, será o de criar o Índice final com todos os títulos, para isso Menu Inserir → Índices e tabelas → Índices e tabelas

Vai aparecer a seguinte janela....


Por defeito não é necessário alterar muita coisa, Título, Fundo, dependendo do formato do Índice desejado, após todas as alterações, clicar Aceitar e aparecerá o Índice com todos os Títulos....


Caso seja adicionado um novo Título, não é necessário voltar a refazer o processo basta clicar com o botão direito do rato em cima da tabela de Índices e clicar em actualizar índice/tabela....


O novo Título vai aparecer no índice.
O aspecto do Índice usado neste exemplo é o modelo padrão, para poder alterar o aspecto basta clicar em Editar índice/tabela e escolher o que se pretende alterar.

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